Nesse programa de Mindfulness, o aluno vivenciará dinâmicas e práticas de meditação (ou exercícios de atenção plena), estando apto para a prática no seu dia a dia. Ao longo do curso, receberá material de apoio e áudios por email.

** Programas de Mindfulness não são indicados para pessoas que estão apresentando sintomas agudos de qualquer condição médica, seja ela psíquica ou física.

*** Este programa é para o desenvolvimento da prática pessoal, não habilitando o participante a usar as técnicas como instrutor.

Mindfulness (atenção plena) pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante. O estado mental de mindfulness é uma alternativa ao “piloto automático”, um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção e na reatividade excessiva em situações do cotidiano. Os programas de Mindfulness têm apresentado resultados promissores na melhora da auto eficácia em saúde, incluindo melhora da atenção, da empatia, aumento de energia e entusiasmo pela vida, melhora no autocuidado em diversas áreas, desenvolvimento de estratégias de enfrentamento mais eficazes em situações estressantes, melhora na qualidade de vida, na capacidade de relaxar, na capacidade de regulação emocional e de diversos indicadores de saúde.

Como funciona: Mindfulness pode ser aprendido em programas estruturados, em grupo, que comportam atividades presenciais (junto a um instrutor), combinando técnicas simples e de fácil aplicação no dia-a-dia. Serão 4 encontros, de quatro horas de duração, onde o participante aprenderá exercícios para praticar em casa, que mudam semana a semana e que envolvem práticas meditativas (exercícios de atenção plena) formais e informais. O participante recebe apostila e áudio com as práticas.  

Nesse programa, o participante vivenciará dinâmicas de grupo e aprenderá práticas meditativas (exercícios de atenção plena) tais como prática da respiração, escaneamento corporal, prática dos pensamentos, prática dos três minutos, caminhada e movimentos com atenção plena e prática da compaixão. Com relação à compaixão, não se trata de um programa específico de compaixão (existem programas que tem como foco principal a compaixão). Não existe mindfulness sem compaixão, sendo que esta é uma das atitudes da nossa mente que temos a intenção de treinar e desenvolver em todos os programas de Mindfulness

Quando: 3, 10, 17 e 24 de março (sábados, das 9:00 às 13:00)

Local: Rua Bagé, 19, Vila Mariana – São Paulo. Próximo ao Sesc Vila Mariana. 

Quem pode fazer? Pessoas com depressão, ansiedade e outras situações de sofrimento psíquico intenso que estejam em remissão, pessoas com estresse, com condições físicas que são crônicas, como dor crônica, pessoas que estão buscando desenvolvimento pessoal, uma maneira de estar no mundo mais presente, com mais consciência

Responsável: Sou psicóloga clínica formada pela USP de Ribeirão Preto, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP, doutora em ciências (psiquiatria) pela Faculdade de Medicina da USP e pós doutoranda no Hospital Israelita Albert Einstein. Fiz o curso de formação profissional em Mindfulness aplicado a Saúde na Unifesp. Tenho mais de 12 anos de experiência no manejo de pacientes com transtornos mentais, como Transtorno Bipolar, Depressão e Transtornos de Ansiedade. Encontrei no mindfulness, na aceitação e na compaixão uma forma de estar no mundo com menos sofrimento e, a partir dessa experiência pessoal, pretendo ajudar as pessoas a terem uma vida plena, rica e significativa e a lidarem de forma eficaz com o seu sofrimento.

Informações e inscrições: erikamindfulness@gmail.com

 

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=2L-v_WaQzVg

http://erikaleonardodesouza.com.br/index.php/2017/01/12/voce-sabe-o-que-e-mindfulness/

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